JARAGUá DO SUL 47 3372-1616 47 99176-9323
Ligamos para Você
2 Fale Conosco
MEGA Empreendimentos Imobiliários
Telefones para Contato

Últimos Artigos » Obra de engenharia civil sustentável

Publicado na Quarta, 04 de março de 2020, 14h54
Obra de engenharia civil sustentável

A necessidade quase universal de obras de construção civil, bem como as técnicas atuais de construção, faz com que o impacto ambiental das mesmas seja altíssimo, correspondendo hoje, a 35% da extração de materiais da natureza, além da poluição por descarte e o impacto direto da construção em si, como derrubada de matas, desvios de rios e outras alterações em diversos ambientes.

 

Por isso obras de engenharia civil sustentável vem ganhando espaço: a preocupação com o meio ambiente, em tempos em que o aquecimento global se mostra já presente, vem crescendo, e a engenharia não pode ficar para trás.

 

Surpreendentemente uma Obra de engenharia sustentável não precisa ser mais cara, como se costuma imaginar, podendo ser feita com Inteligência e conhecimento, ser até mais barata que uma obra comum, como veremos a seguir.

 

O conceito de obra de engenharia civil sustentável se sustenta em 5 ideias básicas: projetos inteligentes, redução da poluição, materiais ecológicos, eficiência energética e aproveitamento da água.

 

PROJETOS INTELIGENTES

 

Aqui é onde o estudo do terreno se mostra essencial para uma obra de engenharia sustentável, pois deve se levar em consideração fontes de luz natural, inclinação do terreno, obstáculos e outros elementos que já estejam presentes e que podem ser incorporados de forma vantajosa no resultado final.

 

REDUÇÃO DA POLUÍÇÃO

 

Como vimos o impacto de obras não está apenas na modificação do espaço que ocupam, mas na quantidade de materiais que utilizam, e, principalmente, desperdiçam. Para termos uma obra de engenharia sustentável é necessário buscar alternativas que desperdice menos materiais, como técnicas mais refinadas de utilização de cimento para fixação de tijolos, utilização de andaimes de metal, que podem ser utilizados em diversas obras, a separação de materiais que podem ser reciclados ou mesmo o descarte inteligente, como utilização de materiais quebrados para fazer o preenchimento.

 

MATERIAIS ECOLÓGICOS

 

Complementando o ponto anterior aparece a utilização de materiais ecológicos, que podem ser desde plásticos reciclados, madeira de reflorestamento ou, como vimos, reutilização de materiais de uma construção em outra, desde concreto reciclados até cacos para preenchimento.

 

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

 

Aqui estamos olhando para a obra de engenharia sustentável já pronta, e buscando minimizar seu impacto, para isso busca-se projetar a construção de maneira a utilizar o mínimo de energia possível, desde a iluminação do ambiente, passando pela utilização e reciclagem de água até a refrigeração do prédio.

 

APROVEITAMENTO DE ÁGUA

 

A água sempre será necessária no uso de qualquer prédio, portanto uma obra de engenharia sustentável deve buscar alternativas para diminuir o seu uso, facilitar a sua reciclagem e, quando possível, integrar captações alternativas, como cisternas próprias à construção.

 

A combinação de todos esses fatores em uma obra de engenharia sustentável auxilia a reduzir o impacto da construção, o custo da mesma bem como o impacto e o custo da utilização de qualquer construção, auxiliando assim na preservação do nosso planeta. No entanto essas são as ideias básicas que devem nortear o projeto de uma obra de engenharia sustentável, as alternativas que implementam cada uma delas varia, bem como sempre existe espaço para a inovação e a busca por novas alternativas.